quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

M.Mãe - M.Tes. - CAP.II - A Família - Pactos

PACTOS COM DEUS                
 Ilaíde Lange Fleury
Mais de uma vez a mamãe se viu em grande risco. Desta vez ela se vê ameaçada pela boiada. É nosso costume achar que é a vontade de Deus em tudo que nos acontece, nisso muito nos enganamos. As vezes dizemos:

Se Deus quiser, virei ao culto tal dia...   Lógico que Deus quer...

Quem conhece os desígnios de Deus? Quem pode declará-los? A nós compete somente obedecer. Deus em Sua Onisciência não necessita que alguém o alerte, ou que alguém lhe dite o que fazer. Ele conhece todos os nossos caminhos até os nossos pensamentos, quanto mais os nossos caminhos, como já me referi. Se nós oramos, Ele nos guarda, contudo devemos obedecer as Suas orientações, mesmo quando os nos destinamos ir a casa do Senhor, ou nos cultos caseiros.
   As vezes planejamos participar de eventos especiais nos quais sabemos que seremos grandemente abençoados, eventos tais como congressos e por tão pouco, é o que nós pensamos, não conseguimos ir, então nos abatemos... ficamos bravos, e até intratáveis. Seria esta a atitude correta de quem deseja fazer a vontade de Deus? O que será que Deus estará evitando em nosso caminho? Talvez até salvando a nossa vida! Tudo isso nos acontece, não porque “o inimigo nos atrapalhou”, bem pode ser o Senhor trabalhando por nós, Ele importa-se comigo! Aleluia! Deus conhece o futuro, se teimarmos o mal poderá ser decretado e então...
A mamãe aprendeu essa lição!
Quando era ainda bem jovem, seu desejo era fazer somente a vontade do Senhor, então resolveu fazer um pacto com Deus: “cada vez que deseja ir a algum lugar, haveria de buscar a direção de Deus e se não fosse a Sua vontade, a vontade de Deus ou que algum perigo corresse, o Senhor daria um determinado sinal”. Eu nunca soube qual seria esse sinal, ela não me contou. Se sentisse o sinal combinado, então ela saberia que não era a vontade de Deus. Assim aconteceu por um bom tempo.
Certo dia sentiu o sinal combinado, quando orou para sair. Creio que ela pensou que estava enganada, pois se dirigia ao culto, na fazenda. Penso que isto aconteceu quando ela morava na Fazenda de São Domingos e fazia o trajeto até o Ribeirão dos Cubas, cruzando os pastos, a pé. Nesta caminhada ela era acompanhada por sua cachorrinha de nome “Lili”, que era muito inteligente e obediente. Desta feita a mamãe vinha caminhando pela estradinha de terra, que ficava em desnível com o pasto, o qual era delimitado por uma cerca de arame o que fazia com que o gado não invadisse a estrada. Acostumados que eram com as pessoas que passavam por ali, o gado não demonstrava reações que assustasse alguém ou que viesse por a vida de algum transeunte em perigo.
Neste dia a mamãe foi surpreendida pela investida de um boi, ainda jovem, que resolveu atacar. A cachorrinha Lili percebendo o perigo e de quem partia tal ameaça, mesmo ante os protestos da sua dona, avançou contra o animal latindo furiosamente nos pés do boi que já estava preparando o salto por cima da cerca para atacar a jovem Elza. No momento que ele levou as patas dianteiras ao encontro das traseiras para dar o galeio do salto, foi que a cachorrinha investiu contra ele fazendo o desistir do seu intento. Desta forma salvou a vida da jovem Elza...
Em outra ocasião ocorreu diferente. Novamente, ao orar sentiu o sinal combinado, porém, mais uma vez ela desobedeceu a voz de Deus, não atendeu ao sinal combinado. Desta vez não havia uma cerca de arame a separá-la do gado que pastava. Nesse dia ela passava pelo meio do pasto quando ouviu o touro mugir e percebeu que algumas vacas que estavam distantes foram ao encontro do touro atendendo ao seu chamado. Novamente o touro muge e todo o gado se agrupa voltados para a mamãe, e olhando para ela. Então, com tamanha evidencia, ela desconfiou de tal formação e sentiu que ela era o alvo daqueles imensos animais. O meu tio Jair sempre mencionara que os touros miram o alvo e o local do seu objetivo e correm até ele com olhos fechados e as vacas com os olhos abertos, parando de uma só vez. Se é real ou não o melhor é não abusar. A mamãe não esperou para ver. Logo buscou refúgio. Mas onde? Ali perto havia um pouco de mato então ela correu e se escondeu entre as pequenas árvores próximas. De lá ficou observando o que iria acontecer. Duas vacas a seguiram, e ali aterrada de medo ela ficou até que a noite chegou. E agora como ir embora? Pensou cortar caminho pela relva evitando passar pelo pasto. Assim ela perdeu o dia, perdeu o culto ao qual ela se dirigia e além do tremendo susto que levou, saiu toda arranhada por causa do espinheiro em que se embrenhou, no escuro da noite.

  PACTO
 Ilaíde Lange Fleury
       O que é um Pacto?
      É uma aliança feita entre duas partes; é um trato, uma combinação firmada entre duas pessoas, ou partes. Quando uma das partes não cumpre o seu dever combinado, a outra parte sai prejudicada ou perde o valor do trato. A quebra de uma aliança pode envolver até a própria vida.
       No pacto que a mamãe fizera com Deus, ela deveria cumprir a sua parte. Deus dera o sinal, porém a própria vontade de minha mãe, prevaleceu. Aqui cabe louvar a Deus por Seu infinito amor que não nos abandona pois dera para a Sua serva desobediente, o livramento.
       Ele permitiu a provação, mas concedeu o livramento em ambas ocasiões.
       Será que desobedecer a Deus, agrada-O ou Ele não se importa? Não! Não é assim, não agrada ao Senhor e ainda a Sua Palavra nos adverte: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo. Ele não se agrada de tolos; o que votares, paga-o”. “Tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Sua palavra? Obedecer é melhor que sacrificar, e atender é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebelião é como o pecado  de feitiçaria e a obstinação é como a iniqüidade da idolatria.”
Quando desobedecemos temos que arcar com as conseqüências, porém, nosso Deus é fiel! Aleluia!!! Ele não nos deixa. Se permitirmos a correção do Senhor, aprenderemos e obteremos experiência.”Foi-me bom ter sido afligido para que aprendesse os Teus decretos.” Diz o Salmista. Porém, é bom cuidarmos para não cairmos no mesmo erro, ou o melhor é não errar, não dar lugar ao diabo, não cair em pecado. Mas quem consegue não errar?
Nós pecamos a cada momento... Somos falhos, somos humanos. Temos que vigiar para reconhecer as siladas armadas para nos derrubar, contudo, se erramos o nosso Deus que nos ama nos ajudará a vencer e superar. Ele nos perdoará se nos arrependermos de coração e buscarmos o Seu perdão. Temos um Deus vivo e verdadeiro que nos conhece e deseja a nossa vitória, por isso posso louvá-lo por Seu tão grande amor embora sejamos tão falhos, e tão ingratos. Ele nos ajuda, basta crer! “Tudo é possível ao que crê”... (Você pode crer? Será que você crê que Deus pode te ajudar ainda hoje? Te desafio a crer e confiar neste maravilhoso Senhor que deseja te abençoar, ainda hoje...
Quando as provações invadem a nossa vida devemos lembrar que são menores que as nossas forças, e que não estamos lutando sozinhos: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitira que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento de sorte que a possais suportar”(1 Coríntios 10:13). E quando oramos o “Pai Nosso” dizemos: “Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal”. O Senhor nos livra nas tentações, e não das tentações e ainda nos aconselha: “Se procederes bem não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado faz a porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”. (Gênesis 4:7 - RA)

Veja o que diz a Tradução da Nova Linguagem de Hoje, este mesmo versículo de Gênesis 4:7 
"Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo."
 Ilaíde Lange Fleury
                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário