sábado, 11 de fevereiro de 2012

“ASSIM COMO DEUS QUER!”

A saúde da minha mãe me preocupava muito.  Qualquer que fosse o sinal, por menor que fosse, eu já estava alerta.  Comecei a observar que sua saúde não estava bem.  Então ajudada por um amigo que morava perto era auxiliar de enfermagem, e sempre que podia vinha dar assistência a mamãe, nos socorrendo quando precisávamos, trouxe um medico para vê-la, o Dr Bruno D. Ramussen Chaves.  Arrumei-a e a deixei deitadinha na cama e quando o médico chegou a cumprimentou dizendo:

─ Boa Tarde dona Elza, então como vai a senhora? E ela respondeu;
─ Assim como Deus quer Doutor, assim como Deus quer.
Como é gostoso quando confiamos em Deus!  Como é gostoso sentir a mão de Deus  nos orientando, nos protegendo, nos amparando, nos fortalecendo, ...  Sim! Deus é maravilhoso! Como é gostoso saber que somos amados por Deus ao ponto de nos dar o Seu filho Único, o Senhor Jesus,  para nos salvar.  “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
Quando nós podemos dizer como disse a minha mãezinha: “Assim como Deus quer”, as nossas lutas tornam-se mais leves e então poderemos vencer porque confiamos no “Autor e consumador da fé”.  Confiar sem duvidar é o que Deus quer de nós.  “Muitas são as dores do ímpio, mas o constante amor do Senhor cercará aquele que Nele confia” (Salmo 32:10) “Confiai no Senhor perpetuamente, pois o Senhor Deus é uma rocha eterna.” (Isaias 26:4) “Então você saberá que eu sou o SENHOR; aqueles que esperam em mim não ficarão decepcionados”. (Isaias 49:23c)  Você está disposto a confiar plenamente em Deus?  Experimente, então tudo será mais fácil. Você não estará lutando sozinho, aliás, nem é você  que irá lutar mas o Senhor lutará por você.  Então você também dirá diante de qualquer situação: “Assim como Deus quer Doutor, assim como Deus quer.”
Que Deus te abençoe ricamente!

CULTO CASEIRO


A mamãe amava com todas as forças de seu nobre coração, a Igreja na qual nasceu e foi criada.  Lá ela aprendeu a amar a Jesus, a servi-Lo, a obedecê-Lo, aprendeu a mar a Deus sobre todas as coisas e também amava todos os irmãos que lá congregavam, e ainda hoje ela é lembrada e citada como exemplo de fé e obediência a Palavra de Deus.  No entanto eu não tinha condições e levá-la aos cultos, pois as dificuldades eram imensas. Então resolvi fazer cultos caseiros, lá em casa.
No primeiro deles, deixei a mamãe arrumada e deitada na sua cama com a porta do quarto, aberta, para que ela pudesse ouvir e acompanhar.  Porém eu me enganara, ela não quis ficar no quarto.  Logo que começamos a cantar ela fez questão de ir para a sala e acompanhava os cânticos tentando cantá-los.  Isto muito emocionou aos irmãos presentes e nos deu a todos uma lição de vida e vontade de ouvir a Palavra de Deus.  Assim seguiram-se até quase ao fim de sua vida.  Uma vez por mês tínhamos a alegria de poder realizar o culto caseiro em nossa casa.

SAUDADES DO EXÉRCITO

Como o prezado leitor deve lembrar, já contei anteriormente que o Exército  de Salvação  também está bem firmado em nosso coração.  Para a mamãe não era diferente.  Quando chegamos em Santa Cruz, pouco depois o Reverendo Melquisedeque Brondi e o Diácono Tarcisio vieram nos fazer uma visita e a mamãe os confundiu com os oficiais do Exército de Salvação.  Seu rosto ficou radiante diante de tal visita, para ela, salvacionista.
Tentei mostrar quem eram aqueles amados irmãos que nos visitavam mas nada adiantava, nada a convencia... Ela via neles representantes do nosso querido Exército de Salvação, isto fez com que apaziguasse em seu coração a saudade que sentia do seu tão amado Exército.  Até nisto podemos ver a mão do Senhor cuidando e velando por Sua tão querida serva.  O mundo podería esquecê-la, mas Deus...não...nunca!


SENTIMENTO DE CULPA

Eram raros os momentos de consciência que a mamãe conseguia.  Certa manhã, acordei com ela falando:
─ Meu Deus ! Que triste o meu fim...!
─ O que foi mamãe?  Perguntei admirada por ouvi-la falar normal como antes, porém, no mesmo instante sua mente já dispersou e ela voltou ao seu estado anterior.
Logo ela começou a me puxar com força, quando eu ia cuidar dela, e eu me desvencilhava, até que um dia ela me segurou mais firme me puxou para perto dela e me deu um beijo no rosto.... este foi o seu último beijo para mim....
Um dia a mamãe estava me olhando e num lance de memória ela me disse:
 ─ Que tristeza! Eu que lutei tanto para que tu fosses oficial e agora eu mesma te tirei do trabalho de Deus...
Não mamãe.  A senhora não me tirou.  Agora eu estou cuidando da senhora,...pois também é o trabalho de Deus.  Depois....Deus sabe!   Respondi.
Ela entendeu o que eu disse e aceitou as minhas palavras.


MAIS LANCES DE MEMÓRIA


Nesse tempo a minha prima Mariângela veio morar em nossa casa, com os dois filhos: Marcos com 7 anos e Danielson com 6 anos.  Certo dia eu observei a mamãe olhando para Mariângela enquanto ela se movimentava a certa distancia e disse com muito carinho:
─ Minha sobrinha.....minha sobrinha.....
Um dia o Tio Ittai veio em casa e eu a deixei na sua cadeira de rodas, na varando de onde ela podería observá-lo e mais uma vez eu pude ouvir ela murmurar:
─ Meu mano.....
Esses momentos eram raros, mas sempre que aconteciam me traziam muita alegria para a minha alma.
Sinto muitas vezes não tê-la compreendido e ter agido ao contrario do que ela queria.  Se eu pudesse voltar aqueles dias procuraria compreendê-la melhor e buscaria corrigir os meus erros, mas, infelizmente (ou felizmente), isto não é possível pois o que passou, passou.  O que se fez, feito ficou. 
Do passado nada podemos mudar, mas o futuro poderemos fazê-lo melhor. Aprendemos com os erros do passado para fazermos melhor no futuro.  Por isso devemos trabalhar enquanto é tempo, fazer o melhor com o que nos vem a mão para fazermos e vigiarmos nossas palavras e nossos atos.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

VAMOS EMBORA

A mamãe sentia muita falta da família, dos irmãos na fé, da igreja Presbiteriana Independente de Santa Cruz do Rio Pardo e então ela me implorava:
─ Filha, vamos embora... Estou com muitas saudades do meu povo... Vamos embora!
─ Mãezinha, agora não posso! Respondia para ela. Contudo com o passar do tempo fui entendendo que eu precisava entendê-la. A saúde dela foi piorando e todos os dias sofria espasmos cerebrais que a maltratavam. Eram pequenas convulsões e eu precisava fazer algo mais por ela.
Temia vê-la perecer sem que eu pudesse fazer algo mais a seu favor. Também lá em Santa Cruz eu teria a ajuda de nossa família e não estaria tão só.
Com a decisão tomada, fomos embora como era o seu pedido. Chegamos lá na manhã do dia 7 de dezembro e quando foi dia 11 do mesmo mês, por volta das 5,30 hs da manhã, ela sofreu o segundo grande derrame, como já me referi antes. Estes quatro dias que passaram desde a nossa chegada até ela sofrer o segundo derrame, não fez com que a sua mente gravasse que já estávamos em Santa Cruz. Ela ainda pensava que estávamos fora.
Alguns dias depois, quando já estávamos em nossa casa alugada, ela continuava a insistir, com o seu olhar de ”por favor,” e dizer:
─ Vamos embora! Vamos embora!
Eu entendia o seu pedido, mas não conseguia convencê-la  que já havíamos voltado para nossa cidade. O que fazer para que eu pudesse fazê-la entender? Aí Deus me orientou. Poderia pôr as caixas amplificadoras, do aparelho de som, na parede que ficava na cabeceira da sua cama e deixaria ligado na estação do rádio local que todo momento dava a hora certa e notícias de Santa Cruz: “Aqui em Santa Cruz do Rio Pardo são tantas horas...” ou ainda “Aqui em Santa Cruz do Rio Pardo tal e tal...” assim ela se convenceu que estávamos na sua tão amada cidade e não me pediu mais para ir embora. Deus utilizou algo que estava ao alcance de nossas mãos. Isto me faz pensar duas coisas muito importantes:

- Deus está sempre atento ao clamor daqueles que O amam “Espera no Senhor, sê forte, anima-te e espera no Senhor.”(Salmos 27:14) Esperei com paciência no Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.”(Salmos 40:1). Esta foi a experiência do salmista e tem sido a nossa, hoje. Sabe por quê? Porque o Senhor é o mesmo. Ele foi o mesmo nos tempos bíblicos, e é o mesmo hoje, e o será para sempre... Deus não muda! Quando nós pensávamos que Ele se esqueceu de nós e de nossa oração, então obtivemos resposta: Diz o profeta: “Pode uma mulher esquecer-se do seu filho que ainda mama de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esqueça, Eu, todavia, não me esquecerei de ti. Vê nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente na minha presença.” (Isaias 40:15-16).
 E o lindo cântico “Deus cuidara de ti...”

                         1.“Não desanimes!
                             Deus proverá
                             Sob tuas asas
                             Te acolherá
                             Deus velara por ti.

                                                        Côro 
                                             Deus cuidará de ti
                                             Na tua dor
                                             Com todo amor
                                             Jamais te deixará
                                             Deus velará por ti



                  2.  Se no teu peito
                      Vibrar a dor
                      Deus velará por ti
                      Tu já provaste
                      Seu grande amor
                      Deus velará por ti

                3. Nos desalentos,
                    Nas provações,
                    Deus velará por ti.
                    Nas desventuras,
                    Nas tentações
                    Deus velará por ti.

                4. Como estiveres
                    Não temas, vem!
                    Deus velará por ti.
                   Teu Pai bondoso
                   Te espera além,
                   Deus velará por ti.

                                                                                   Autora: Cecília R Siqueira

                                                                                   Fonte Hinário Evangélico

Sim Deus que nos conhece e nos ajuda, Ele utilizou algo que estava ao nosso alcance e mostrou para ela que o seu pedido foi atendido, pois Ele não havia se esquecido de sua serva. “Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.”  (Hebreus 6:10)

- É preciso entender que Deus nos fala através de coisas simples e que estão ao alcance de nossas mãos. Não é necessário que um anjo desça do céu e venha nos dar a mensagem de Deus. O que é necessário é que tenhamos fé e estejamos abertos para ouvir e entender as mensagens de Deus. Às vezes elas nos vêm através de uma palavra falada por alguém que passa por nós, ou por um acontecimento perto de nós, ou pelo gorjear de um pássaro, ou uma folha que cai, e assim por diante.
Isto me faz lembrar uma historinha que eu ouvi há muito tempo:


ROSQUINHAS TENTADORAS

Certa vez, a mamãe de Roberto (nome fictício), fez umas deliciosas rosquinhas e colocou-as para esfriar e disse ao filho:
─ Robertinho, a mamãe vai sair, porém não quero que você pegue nenhuma rosquinha. Elas são para o nosso lanche vou voltar logo. Esta certo? Você promete filho?
─ Sim, mamãe! Respondeu Robertinho.
Logo que a mãe saiu, o garoto olhava para o prato com aquelas deliciosas rosquinhas, que embora estivessem quente, ele sabia que ninguém podia fazer igual a mamãe. Sua vontade fazia juntar água na boca, e lamber os lábios. Logo veio a tentação- uma só! A mamãe não iria sentir falta... Elas pareciam tão saborosas... – veja são macias, cheias de açúcar... Hum! Que delicia – é mesmo, “uminha” só não há de fazer mal. Pensando assim, catou uma deliciosa rosquinha e foi saboreá-la debaixo do abacateiro. Como estava deliciosa! Parecia que aquela rosquinha era a melhor que ele já havia provado... de repente num galho da árvore, um pássaro começou a cantar: “- Bem-te-vi,  bem-te-vi,  bem-te-vi.” – Viu nada! Respondeu o menino, ainda saboreando a sua rosquinha, e o pássaro continuava: “- Bem-te-vi, bem-te-vi, bem-te-vi.” – Viu nada! Você não viu nada...! Respondeu o garoto já meio desconfiado e choroso... “Te-vi, te-vi, te-vi, bem-te-vi.” - Viu nada! Respondeu o Robertinho e chorando, ele disse: “Esta bom eu vou falar com a mamãe.”
Quando a sua mãe chegou ele contou o ocorrido e depois de ouvir uma leve repreensão foi perdoado pela mãe e então puderam, juntos, tomar o delicioso lanche com as rosquinhas apetitosas.
O profeta Daniel nos diz:”Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que esta em trevas e com Ele mora a luz” (Daniel 2:22). “Pois não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir a luz”. (Lucas 8:17). (Palavra de Jesus). “O que encobre as suas transgressões nunca prosperara mas o que as confessa e deixa, alcançara misericórdia.”  (Provérbios 28:13). Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1ª João 1:9).
Pense nisso!