quarta-feira, 7 de setembro de 2011

M.Mãe - M.Tes. - CAP.IX – O RE-ENCONTRO COM O EXÉRCITO DE SALVAÇÃO - ENCONTRO INESPERADO


**************
CONSAGRAÇÃO E DEDICAÇÃO

Em São Paulo a mamãe me consagrou e dedicou ao Senhor Jesus no Corpo (Igreja) da Penha, quando o então Capitão Milton Fonseca (foto) era o Oficial Dirigente ( pastor).  Este foi o meu primeiro contato real com o Exército de Salvação.
Desde que eu era pequena, a mamãe me ensinou a amar a Obra do Senhor: fosse o Exército de Salvação, ou fosse a amada Igreja Presbiteriana Independente de Santa Cruz do Rio Pardo, ou ainda fosse a não menos amada Igreja Presbiteriana do Brasil, de Vila Oficinas  em Ponta Grossa – Paraná.  De todas eu tenho recordações desde bem pequena.  Da Igreja Presbiteriana em Ponta Grossa, lembro do carinho dos irmãos para conosco, dos cultos e como eu sentia prazer de subir aqueles antigos degraus para chegar a nave do templo no piso superior.  Ao pé da escada, na saída, havia um quadro que sempre me chamou muito a tenção: era o quadro dos dois caminhos – o caminho largo que leva a perdição e o caminho estreito que conduz a salvação.  Ainda neste momento quando lhes escrevo estas recordações, me vem a mente aquele quadro, na parede da entrada da Igreja. Em capitulo anterior, eu já narrei as minhas lembranças sobre a IPI de Sta.C.R.Pardo.                            
Mas o que é “Consagração e Dedicação” ?  As igrejas de um modo geral, batizam as crianças, no Exército de Salvação fazemos uma cerimônia semelhante, porém sem água, após a promessa dos pais e testemunhas diante de Deus, de ensinar e cuidar conforme os mandamentos de Deus aquela criança, e em oração, a criança é dedicada e ofertada a Deus. Entregamos aos cuidados de Deus, em consagração ao Senhor, aquela vida tão tenra.  Fazemos esta cerimônia em culto público, sob a bandeira salvacionista. 
Como é gostoso ser consagrada e dedicada ao Senhor !


ENCONTRO INESPERADO

Em Ponta Grossa, não havia o trabalho do exército de Salvação ainda, então éramos assíduas na Igreja Presbiteriana.  Muitas vezes o Pastor convidou a mamãe para se tornar membro daquela Igreja ao que ela sempre recusou pois embora amasse a Igreja, seu coração permanecia salvacionista.  Os pastores sabiam o porquê de sua recusa, nunca descriminaram por isso, mas sempre tiveram muita consideração e estima por ela.
Um belo dia, no ano de 1958, a mamãe chegou em casa, que não se continha de alegria .... Dizia-me ela:
- Tide, a nossa Igreja chegou...que maravilha!!! A nossa Igreja chegou, filha!
Eu não entendia o que ela queria dizer.  Depois ela me explicou que era o Exército de Salvação.  Contou-me que enquanto caminhava pelo centro da cidade, encontrou uma senhora do Exército de Salvação que era Capitã, ela era a Sra.  Capitã Paulina Jung Chagas, e assim ficou sabendo da maravilhosa noticia que o Exército de Salvação havia chegado a Ponta Grossa, iniciando os seus trabalhos evangelísticos.  A partir daí começamos a freqüentar o trabalho salvacionista. Eu fui alistada como Jovem Soldada e a mamãe como Recruta.  No mesmo dia, foram alistados mais dois senhores como Recrutas, sendo que apenas o seu Aníbio Zacarias Rosa permaneceu como um fiel soldado do Senhor Jesus, tornando-se, mais tarde, um fiel Sargento.  Não muito tempo depois abriu na casa do Sargento Aníbio, um ponto de pregação, que no Exército de Salvação chamamos Avançada. 

CULTOS NAS PRAÇAS


Para mim era tudo novidade.  Participava ativamente em todos os trabalhos da nossa Igreja. Aos domingos, pela manhã, havia a Reunião de Santidade (culto específico para as pessoas que já conhecem a Jesus como seu Salvador pessoal). Depois, em seguida, a Reunião de Companhias (Escola Dominical), a tarde realizávamos as Reuniões ao Ar Livre (cultos nas praças), ora na Praça Barão do Rio Branco, no Ponto Azul, ou na Praça Getulio Vargas, o Jardim Zoológico, na Nova Rússia, e a noite havia a Reunião de Salvação (culto geral).  Em cada uma destas reuniões tínhamos participação ativa: direção, testemunho, lição objetiva, etc...Na Reunião ao Ar Livre, meu prazer era segurar a bandeira.  A mamãe por sua vez, sempre animada e feliz, não cansava de dar glorias a Deus e aleluias. Então ficamos muito conhecidas na cidade e éramos sempre observadas sem percebermos.  Quantas vezes, por anos a fio, ao passar pelas praças da cidade, eu ouvia alguns jovens dizendo “aleluia!”,  para mexer conosco.  
Eu não me importava com esta brincadeira.


LIÇÕES OBJETIVAS

O amigo sabe o que é uma lição objetiva? É tirar lições espirituais, ensinamentos de objetos, como por exemplo: um lápis.
O que o lápis pode nos ensinar.  Com um lápis você pode escrever coisas ruins, maldades, sujeiras, ou coisas boas, que edificam, que abençoam, louvores, palavras de carinho, etc....  mas, se o lápis estiver sem ponta não poderemos escrever nada com ele.  Então, qual a lição que poderemos aprender?
1º Se o lápis estiver sem ponta nada poderemos escrever – sem Jesus em nossa vida, nada poderemos ‘escrever’, isto é, seremos nada, um ‘zero a esquerda’.
Com um lápis em mãos, só nós decidiremos o que vamos escrever: se coisas boas ou ruins.  Portanto, só nós poderemos decidir o que faremos de nossa vida;  se vamos escrever coisas belas ou vamos escrever derrotas, maldades, e tristezas.   Se estivermos nas mãos de Jesus, com Ele no coração, nossa vida tem sentido e poderemos escrever só coisas boas contudo se estivermos sem Jesus, e nas mãos do inimigo, então só vamos escrever destruição, coisas ruins, motivos de muitas lágrimas e tristezas.... O que vamos escolher? Um lápis sem ponta de nada presta, uma vida sem Jesus não serve para nada!  Um lápis que só escreve coisas ruins é igual a uma vida sem Jesus, mas pode se converter e deixar o Senhor transformar seu coração e começar a escrever coisas lindas e abençoadoras em sua vida. Escrever somente o que é belo, em especial, as bênçãos de Deus. Basta entregar seu coração a Jesus e deixar que Ele mude a sua vida.   Que tipo de lápis é você?
Certa vez a mamãe levou  para a Reunião ao Ar Livre, um ovo e enquanto falava o ovo escorregou de sua mão  e caiu no chão ...Uh !!!!!   Todos se assustaram ....porém o ovo estava cozido e preparado para este fim.  A lição que ela nos trouxe – Se nós não estivermos bem firmes e seguros nas mãos de Deus, poderemos cair  e não teremos salvação.  Há que estar bem seguro nas mãos de Deus.
Prezado amigo, olhe a sua volta agora.  O que você vê ? Uma cadeira boa ou com os pés quebrados?  Um brinquedo abandonado? Uma chave, seja de sua casa  ou do seu carro, ou alguma chave esquecida há muito tempo?  O que você vê a sua volta?  Pare um pouco.  Pense.....pense.....pense.....  O que estes objetos que você esta vendo,  podem  dizer para você?  Qual deles te chama mais atenção?  Não te dizem nada?!   Bom, em primeiro lugar  decida para que serve:  uma cadeira: para que serve? Sentar? É  claro. Porém nós as usamos também para outra finalidades que não são sua finalidade, como por exemplo, usá-las para subir, para alcançar algo muito alto – serve como escada.  Serve também como apoio para alguma coisa que precisamos, etc...    Quais são os tipos?  Largas, acolchoadas, confortáveis, de madeira, de palhinha, com braços, etc....   Sua vida pode ser igual a essa cadeira.  Muitas pessoas precisam de você e apóiam suas vidas em sua vida, não importa que tipo de pessoa é você.   Agora imagine essa cadeira  com uma perna quebrada.  Já pensou o desastre que será?  Já pensou a sua vida sem Jesus? Como poderá servir de apoio seguro se a tua vida está sem o verdadeiro apoio que é Jesus? Conserte agora!
Imagine uma lanterna sem pilhas, é o mesmo que uma vida sem Jesus. 
Que Deus fale hoje ao teu coração